sexta-feira, 23 de maio de 2014

POESIA NA BRASA NA TERRA DE GARDEL

Salve Comunidade.

Foi com muita alegria que nós do Coletivo Cultural Poesia na Brasa, na companhia de outros saraus de São Paulo, participamos da 40ª Feira do Livro de Buenos Aires.

Fomos para lá, pois a cidade de São Paulo estava sendo homenageada nesta edição da feira, e em uma articulação entre a organização do evento e a prefeitura de São Paulo, foi possível que 16 Saraus da terra da garoa fossem até a terra de Gardel, apresentarem seus trabalhos.

Na ocasião de nossa ida, estava sendo lançada uma antologia poética, organizada pela parceira Lucía Tennina, para que o púbico argentino possa conhecer um pouco da produção literária, nascidas nas bordas da cidade de São Paulo.

Nossa participação na feira, além das clássicas performances dos poetas de sampa, acompanhadas atentamente pelo público argentino, contou com uma apresentação de tambores, que deu mais força para nossa oralidade e botou o público para balançar. Os tambores não foram tão bem recebidos por parte dos organizadores da feira, que a todo o momento vinham pedir que parássemos, ou que diminuíssemos o volume, ou seja, dois pedidos impossíveis de serem atendidos e entre pedidos para que parássemos e pedidos do público para que seguíssemos com os tambores, atendemos o publico e fomos até o fim com nossos toques, cantos e danças. 

Porém nossa participação em Buenos Aires não ficou concentrada somente na feira. Por mediação da companheira Lucía Tennina, podemos conhecer e compartilhar nossos versos e toques em vários espaços da cidade. Visitamos escolas, centros culturais, universidades presídios, rádios, becos e praças descobrindo cada vez mais nossas semelhanças com nossos irmão e irmãs argentin@s.

Seria-nos impossível descrever todos os sentimentos e reflexões nascidos a partir dessas experiências, mas com certeza é possível perceber, que isso que chamamos de movimento em torno da literatura nas bordas da cidade, possui uma força, que talvez ainda não sabemos dimensionar, mas que já altera, minimamente, os centros de poder simbólico.

Agradecemos tod@s que tornaram possível esse momento e até breve.























Nenhum comentário: