segunda-feira, 26 de março de 2012

UPP – Universidade Popular Periférica

É muito bom chegar no Sarau Poesia na Brasa, assim como em outros saraus e ouvir vários poemas/prosas que encham o peito e a mente de vontade e imaginação. Mas poder chegar em um Sarau de periferia, em uma noite de chuva e ver uma par de favelad@, trocando várias idéias sobre África, sobre Quilombos, sobre nossa negritude e história é sinal concreto de transformação social, nascida nas bordas da cidade.E assim foi nossa última roda no Sarau Poesia na Brasa.

No último sábado recebemos em nosso terreiro da palavra as irmãs da CIA de Arte Negra Capulanas, para o lançamento do seu livro/DVD “{EM} GOMA – Dos Pés a Cabeça, os quintais que sou”. Combinamos que antes do recital iríamos exibir o documentário produzido pelas irmãs. Depois da exibição as Capulanas falaram um pouco sobre o trampo, o que acabou abrindo espaço para que elas falassem, também, sobre as experiências que tiveram recentemente em Maputo – Moçambique. No fim, quando nos demos conta, estávamos tod@s em uma grande roda, conversando/compartilhando conhecimento, sobre nossas histórias de negritude e formação desse balaio chamado Brasil.

Noite extremamente agradável, não rolou recital, porém mais uma vez tivemos a oportunidade de exercitar a construção/implementação de nossa Universidade Popular Periférica. Valeu todo mundo que colou e somou e bora caminhar. Axé.
















Nenhum comentário: