segunda-feira, 26 de setembro de 2011

SARAU EM SOROCABA

Saudações.
“invadimos as bibliotecas... todos os espaços que conseguimos para arrumar munição, informação”.
Desde o inicio do Sarau Poesia na Brasa, temos como objetivo “ocupar” cada vez mais espaços onde possamos dialogar sobre literatura, sobre as quebradas, sobre a literatura das quebradas, sejam escolas, unidades da fundação casa, cadeias, abrigos, universidades, centros culturais, bibliotecas, becos, vielas e onde mais nos chamarem, e esse objetivo, ao longo de três anos de trabalho esta sendo cumprido. Dessa vez o local ocupado foi a Biblioteca Infantil Municipal de Sorocaba, só progresso.
Fomos até lá convidados pelo SESC Sorocaba, para participar do projeto “Sarau – Sai da Gaveta”, trabalho que mensalmente convida algum coletivo literário, ou pessoa para fazer um sarau na biblioteca municipal de Sorocaba, objetivando o aumento do número de frequentadores naquele espaço e consequentemente um maior número de leitores.
Despertar o gosto pela leitura não é tarefa fácil, “convencer” alguém a ficar de uma à duas horas ouvindo ou falando poesia então nem se fala, logo sabíamos que não seria um trabalho simples em Sorocaba. Assim que chegamos percebemos que não haveria um grande número de participantes no nosso encontro, mas ao invés disso desanimar nos estimulou a sair pelas ruas do centro de Sorocaba, batendo nossos tambores e recitando nossos versos. Seguimos com nossa intervenção na porta da biblioteca, que também fica em frente a uma faculdade, e depois de um rápido cortejo e de um breve recital na calçada, já tinha se formado um grupo para comungar, dentro da biblioteca, dos versos chegados das periferias de São Paulo. Coisa linda.
Agradecemos ao Sesc Sorocaba pelo convite e agradecemos a tod@s que compartilharam desse momento com a gente. Axé















Nenhum comentário: